Novaterra participa do projeto de 7 parques eólicos no Nordeste

Novaterra participa do projeto de 7 parques eólicos no Nordeste

No primeiro semestre de 2012 a Novaterra, em parceria com a Hansa Geofísica e Aerolevantamento – HGA, produziu o modelo digital de superfície, imageamento e mapeamento detalhados para os estudos de campos de vento e projetos de engenharia de 7 parques eólicos na região de Caetité e Guanambi-BA.

Com limitações de prazo e necessidade de grande precisão nos levantamento de dados planialtimétricos – obtidos com tecnologia LIDAR (perfilamento laser, aerotransportado) – o projeto foi conduzido utilizando-se práticas de gerenciamento de projetos aderentes ao PMBOK/PMI. Os objetivos almejados pelo empreendedor e empresas de engenharia responsáveis pelos projetos dos parques foram plenamente atingidos com os produtos entregues.

A Região Centro-Oeste da Bahia, nos contrafortes das Serras do Espinhaço e Chapada Diamantina, concentram áreas de alto potencial eólico. Dos cerca de 75 GW de potencial da Região Nordeste do Brasil, boa parte está no interior dos Estado da Bahia, onde o relevo demanda adequado mapeamento para apoiar a escolha de locais com campos de vento mais adequados aos Parques e para os estudos de locação dos aerogeradores.