Mineração

Um dos setores da economia com maior tradição de uso do sensoriamento remoto e geoprocessamento, a mineração conta hoje com ferramentas das mais variadas nessa área. A Novaterra oferece para esse setor imagens orbitais de média e alta resolução, processamento digital de imagens, mapeamento especializado e sistemas de informação geográficos (SIG),  para auxiliar em:

  • Mapeamento geológico;
  • Planejamento de sondagens;
  • Delimitação de áreas de lavra;
  • Licenciamento e gestão ambiental;
  • Gestão fundiária e patrimonial.

Produtos com imagens de média-alta resolução, como as do satélite DubaiSAT-01 (5 a 2,5m de resolução) e os da constelação de satélites RapidEye, com 5 bandas espectrais e 5 m de resolução, permitem o imageamento de grandes áreas com ótima capacidade de discriminação de feições na superfície terrestre, especialmente feições geomorfológicas, uso das terras e cobertura vegetal.

Para análises detalhadas, a constelação de satélites da DigitalGlobe oferece capacidade de coleta com resolução de 0,6 a 0,5m e até 8 bandas espectrais. Essas características permitem excelente capacidade de discriminação de alvos, assim como detalhamento das áreas de lavra em operação, que podem ser mapeadas em 3 dimensões através da geração de modelos digitais de elevação (MDE) por estereoscopia.

Sistemas de gestão ambiental ou de operações baseados em plataformas SIG-Web podem ser implantados pela Novaterra para auxiliar empreendimentos de maior porte ou empresas com operações dispersas em diferentes localidades no país e no mundo.