Auditoria

Auditoria é em um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão em conformidade com as disposições planejadas, se foram executadas com eficácia e se permanecem adequadas à consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento. Grande parte destas atividades pode ser referida a um determinado local no espaço, sendo esta localização, freqüentemente, um item importante a ser auditado.

Imagens de satélite e sistemas de informação geográficos (SIGs) permitem a rápida captura, a sistematização e a distribuição de informação  – visando facilitar a auditoria e sistematizar a consulta e a verificação de informações através de uma interface de mapas intuitiva e de fácil navegação. Os SIGs integram bancos de dados robustos onde pode ser acumulada informação que, de outra forma, estaria dispersa em diversos departamentos, escritórios, cidades ou países. A Novaterra pode implantá-los em ambientes para poucas máquinas (desktop) ou com arquitetura cliente-servidor, para acesso via Internet com número ilimitado de usuários ou usuários restritos por sistema de permissionamento (login,  senha e registro de atividades).

Documentos de auditoria podem ser armazenados em seu formato nativo ou em PDF, sendo acessíveis para download através da interface de consulta do SIG. Esta funcionalidade pode ser implantada a partir da integração com um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos (GED) já existente ou basear-se integralmente no SIG implantado pela Novaterra.

Alguns dos principais segmentos de auditoria beneficiados com a gestão eficiente de geoinformação são:

  • Auditoria ambiental
  • Auditoria de riscos
  • Auditoria ou avaliação patrimonial
  • Auditoria social