RapidEye – Imagens de Satélite

A Novaterra comercializa soluções utilizando imagens de satélite RapidEye através de sua parceria comercial com a Santiago & Cintra Consultoria.

        

O conceito de negócios da RapidEye é fornecer informações geoespaciais precisas e atualizadas, que ampliam a inteligência competitiva das organizações e auxiliam na tomada de decisões.

Com uma constelação de cinco satélites em órbita da Terra, a RapidEye é capaz de adquirir até 4,5 milhões de Km2 de imagens digitais por dia, oferecendo a seus clientes dados atualizados sobre qualquer parte do globo.

Com sua capacidade de cobrir milhões de Km2 por dia, a RapidEye agrega para o mercado de diversos segmentos novas possibilidades de soluções pelo uso de imagens de satélite. Essa capacidade permite análises temporais diárias de grandes áreas com detalhamentos (espaciais, temporais e espectrais) que atenderão demandas e necessidades até então não supridas.

RapidEye opera seu próprio sistema de observação da Terra, composto por cinco satélites de Sensoriamento Remoto, capazes de coletar imagens sobre grandes áreas, com alta capacidade de revisita. O sistema foi especialmente desenvolvido e configurado para satisfazer as necessidades específicas do mercado que utiliza imagens de satélites de forma regular e com alta definição. A combinação das resoluções temporal, espacial e espectral é única no mercado de imagens de satélites em todo o mundo.

Solicite um Orçamento

Dados confiáveis, atualizados diariamente

O sistema RapidEye integra toda a cadeia de fornecimento de produtos digitais obtidos por satélites de Sensoriamento Remoto, eliminando a dependência de processos externos para geração de imagens digitais e produtos derivados. Trata-se de uma solução única para oferecer imagens de alta qualidade sobre a superfície da Terra, atualizadas diariamente. Graças a sua tecnologia inovadora no processamento das imagens e ao time interdisciplinar de especialistas em Sensoriamento Remoto, a RapidEyegera e entrega seus produtos, conforme cada solicitação de nossos clientes, em um curto espaço de tempo.

Sistema composto por cinco satélites de Sensoriamento Remoto

A componente espacial do sistema RapidEye é formada por uma constelação de cinco satélites de Sensoriamento Remoto, idênticos e posicionados em órbita síncrona com o sol, com igual espaçamento entre cada satélite. Esta configuração permite estabelecer novos padrões de eficiência relacionados à repetitividade de coleta e a exatidão das informações geradas sobre a superfície da Terra.

Cada um dos cinco satélites da RapidEye efetua 15 voltas em torno do planeta por dia e os sensores a bordo dos satélites podem coletar imagens sobre a superfície da Terra ao longo de uma faixa de 77 quilômetros de largura por até 1500 km de extensão. Estes satélites podem ser programados para coletar imagens transversalmente à trajetória de sua órbita, e juntos conseguem gerar aproximadamente 4,5 milhões de Km2 de imagens por dia. O sistema é capaz de produzir imagens de qualquer ponto do globo, em qualquer dia, todos os dias, e permite assumir uma postura pró-ativa ao capturar imagens de regiões relevantes e torná-las disponíveis mais rapidamente e com maior eficácia.

Sensores multiespectrais com nova banda “Red Edge

Os cinco satélites são equipados com sensor multiespectral composto de scanners de linha com 12.000 pixels cada, capazes de capturar imagens em cinco bandas espectrais, com alcance de comprimento de onda entre 440 µm e 850 µm. É o primeiro sistema orbital a incluir a banda Red Edge, específica para o monitoramento da atividade fotossintética da vegetação. A RapidEye já entrega as imagens ortorretificadas com resolução de 5 metros, sem nenhum custo adicional. Com a adição de pontos de controle apropriados, é possível obter um produto compatível com a escala 1:25.000.