SIG/WEB – SEFAC – Serra do Facão S.A.

Constituída como Sociedade de Propósito Específico (SPE), formada por Furnas Centrais Elétricas S.A., Alcoa Alumínio S.A., DME Energética e Camargo Corrêa Energia S.A., a Serra do Facão Energia S.A. (Sefac) é a empresa responsável pela implantação do Aproveitamento Hidrelétrico Serra do Facão, composto pela Usina Hidrelétrica Serra do Facão, linha de transmissão e formação do reservatório. Os Programas Ambientais do licenciamento da Usina Hidrelétrica de Serra do Facão, executados durante a construção do empreendimento, foram desenvolvidos por diferentes contratadas, incluindo empresas, ONGs e universidades. A grande necessidade do empreendedor era gerenciar as informações produzidas por diferentes parceiros de modo prático, centralizado  e acessível remotamente.
Para atender a demanda do cliente a equipe multidisciplinar da Novaterra estruturou e implantou um Sistema de Informações Geográfico em ambiente Web (SIG/Web). Este sistema integra um banco de dados espaciais a um mapa interativo permitindo ao usuário manipular e gerenciar variadas informações considerando sua localização espacial. O SIG-Web integrou e centralizou todas as informações geradas pelos programas ambientais em uma plataforma acessível pela internet e protegida por login e senha para cada perfil de usuário.
O SIG para gerenciamento das obras do reservatório da UHE Serra do Facão, no Rio São Marcos, Goiás, foi produzido pela Novaterra e operado em conjunto por esta e pelo cliente, Serra do Facão Energia S.A.. Foi implantado em cerca de 5 meses e passado ao controle do cliente, após treinamento fornecido pela Novaterra. Está sendo operado desde então, agora na fase de operação da UHE.  As informações disponibilizadas para cada programa ambiental permitiam o acesso online aos dados de diagnóstico e monitoramento de temas diversos, indo da arqueologia à ecologia de grupos específicos da fauna e flora, assim como da sociologia ao gerenciamento da execução de obras e estruturas necessárias à implantação da hidrelétrica. O entrosamento da equipe multidisciplinar do cliente (geógrafos, biólogos, agrônomos, etc.) com a equipe multidisciplinar da Novaterra levou  a modelagem do banco de dados adequado para atender aos diversos temas tratados.