SIG/WEB – AHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil é responsável pela construção, manutenção, operação e venda da energia a ser gerada pela usina de Jirau é formada pelo consórcio de 4 empresas, formado pela GDF Suez, Eletrosul, Chesf e Camargo Corrêa .

Durante a implantação do empreendimento, mesmo após sua construção são desenvolvidos diversos programas ambientais para levantamento e monitoramento, necessários à instalação e operação da obra. Tais programas ambientais são desenvolvidos por empresas contratadas especializadas em cada tema. Todas as empresas contratadas produzem uma série de informações como dados vetoriais e alfanuméricos fundamentais para balizar os estudos que são realizados. Com o objetivo de organizar e consolidar as informações espacializadas associadas a bancos de dados relacionais, e visando o atendimento às condicionantes que constam na Licença de Implantação do empreendimento concedida pelo IBAMA, verificou-se a necessidade de implantação de um sistema corporativo integrador das informações que permitisse o gerenciamento dos dados produzidos e que ao mesmo tempo atendesse aos requisitos legais dos órgãos fiscalizadores.

Para atender a demanda do projeto a equipe multidisciplinar da Novaterra estruturou e implantou um Sistema de Informações Geográfico em ambiente Web (SIG/Web). Este sistema integra um banco de dados espacial a um mapa interativo permitindo ao usuário manipular e gerenciar variadas informações considerando sua localização espacial. O SIG-Web integrou e centralizou todas as informações geradas pelos programas ambientais em uma plataforma acessível pela internet e protegida por login e senha para cada perfil de usuário, permitindo a utilização de filtros multi-critérios e exportação de dados dos programas de resgate da fauna nos padrões solicitados pelo IBAMA.
O projeto do SIG/Web, em fase final de desenvolvimento, vem se tornando-se um importante sistema de gerenciamento e transparência para os 33 programas ambientais da UHE Jirau, sendo assim um fator significativo para o ROI do empreendimento.