Mapeamento Parque Eólico – Brazil Energy

A Brazil Energy S.A. foi criada em 2000 como uma empresa de investimentos e participações com foco no setor de geração de energia elétrica. Em 2009, a Brazil Energy S.A. iniciou estudos sobre geração eólica no Brasil. Para implantação de um parque eólico e seus componentes em um município no Nordeste do Brasil, a Brasil Energy S.A. detectou a necessidade de imagear e mapear detalhadamente sua área de interesse. O objetivo era adquirir um conjunto de dados e informações geoespaciais que servissem de diagnostico desta área e que tornassem possível a elaboração e execução de um projeto estratégico preciso.

Para atender a esta demanda, a Novaterra em parceria com a Hansa Geofísica e Aerolevantamento elaborou um pacote de produtos cartográficos de alto nível. Com o aerolevantamento a laser realizado pela Hansa foram gerados modelos digitais de superfície e relevo com precisão submétrica, além de ortofotos da área em alta resolução. Após esta etapa a equipe técnica da NTG produziu um mapeamento detalhado das vias, hidrografias, edificações e curvas de nível, em escala 1:2000. Foi então com este conjunto completo de elementos espaciais digitalizados da área de interesse da Brasil Energy que foi possível atender com sucesso a necessidade deste cliente.

O material desenvolvido foi entregue dentro dos prazos e formatos especificados pelo cliente sendo este uma importante base para a implantação deste parque eólico. Além disso o produto apoiou aos serviços de campo realizados pela Brasil Energy e tornou possível a otimização de tempo e de recursos aplicados durante sua execução.