Parceiros Estratégicos

 

     

Através de acordo comercial formal, a Novaterra é parceira da SCCON para desenvolvimento de soluções baseadas em produtos ERDAS e RapidEye. Os aplicativos da ERDAS para processamento digital de imagens e WebGIS são produtos de excelência reconhecida pelo mercado (ERDAS Imagine, ERDAS Apollo, Titan e Image Web Server). A integração de produtos Navteq para geocodificação e navegação em ambiente SIG também é um importante item na composição de soluções da Novaterra para seus clientes. As imagens de satélite RapidEye complementam o portfólio de sensoriamento remoto da Novaterra, na faixa de resolução espacial média-alta (5m). Com 5 satélites idênticos em órbita, a RapidEye é uma opção a ser considerada quando o foco do projeto está no monitoramento, especialmente nas aplicações de meio ambiente, desenvolvimento urbano e agricultura.

ViiE – Visão e inteligência em informação espacial

Através da ViiE a Novaterra implementa um rol de soluções estendidas que visa maximizar a capacidade de comunicação e colaboração em projetos de sistemas geográficos de informação, especialmente SIG-Web (WebGIS). Ambientes de colaboração remota e salas de situação e controle podem ser providas integralmente pela Novaterra/ViiE, incluindo projeto lógico, design arquitetônico, hardware, software, instalações e comissionamento. Ferramentas de design e comunicação aplicadas – incluindo técnicas de endomarketing – são incorporadas aos projetos para maximizar a eficácia de projetos SIG implantados pela Novaterra.

Complementando o portfólio de ferramentas de sensoriamento remoto da Novaterra, a aerofotografia e filmagens por micro-VANTs (veículos aéreos não tripulados) da categoria micro-RPA (Micro Aeronave Pilotada Remotamente) permite a inspeção de estruturas, fiscalização e medição de áreas restritas como plantas industriais, obras de engenharia, áreas para recuperação, entre outras, onde a resolução de produtos orbitais não atenderia integralmente. Os aparelhos utilizados são especialmente multi-rotores, de alta controlabilidade e estabilidade, sendo construídos e operados pela FVPRC/EYESKY.

GreenDocs-GEO: Sistema de Informações Geográfico (SIG/Web) Integrado ao Gerenciador de Documentos de Engenharia GreenDocs.

O SIG-Web é uma plataforma de gerenciamento de dados geográficos que permite armazenar, analisar e manipular dados espaciais em ambiente Web, seja em redes corporativas (intranet) ou por meio da Internet. O SIG-Web possibilita um trabalho cooperativo em que pessoas, até mesmo em diferentes locais, utilizem as mesmas informações geográficas consolidadas em um único ambiente. Assim, é possível obter dados estatísticos e espaciais com rapidez, gerando um resultado mais preciso em pouco tempo e de forma personalizada e descentralizada.

O objetivo da solução GreenDocs é agregar valor através da eficiência na comunicação técnica e do controle das informações de projeto através de um moderno Gerenciador de Documentos de Engenharia. Os usuários da solução melhoraram a comunicação interdisciplinar, eliminaram o excesso de papel no processo, melhoraram a visibilidade das entregas de engenharia. A utilização do sistema se dá através de uma interface 100% web, sofisticada e, ao mesmo tempo, simples e intuitiva.  O Greendocs é desenvolvido, mantido e oferecido em forma de serviço pela empresa W3K Tecnologia.  A W3K é uma das quatro empresas do Grupo SKA, uma corporação que há 20 anos aplica tecnologia para engenharia.

Em parceria com a W3K Tecnologia a Novaterra visa a integração dos Sistemas de Informações Geográficos desenvolvidos por ela ao GreenDocs, permitindo que as informações quanto ao status de andamento e aprovação dos documentos de engenharia e mesmo o acesso a todos os documentos através do visualizador da própria plataforma estejam espacializados, associados a cada projeto e acessíveis em ambiente Web através do SIG-Web para todos os atores envolvidos no gerenciamento de um grande empreendimento.

Atividades como design, engenharia, coleta e certificação de informações são sempre caminho crítico de um projeto de capital. Essas atividades baseiam-se na comunicação documental entre múltiplas empresas e pessoas. Os gargalos nessa troca de informação geram ineficiência e resultam em atrasos nas entregas finais.

A plataforma integrada proposta dá suporte ao gerenciamento de registros, solicitações e relatórios emitidos durante as fases de um projeto de construção e montagem. Um correto rastreamento dessas informações gera informação de controle rica e útil na gestão de mudanças, gerência de escopo e controle de qualidade ao longo de todo o ciclo de vida dos projetos.

Mais que simplesmente um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), o GreenDocs-GEO virtualiza processos baseados em documentos. Desta forma, o conceito de EDMS (Engineering Document Management Systems) e de GED são implementados pela solução de forma integrada e inovadora, com seu foco em comunicação e colaboração, abrangendo mais casos de uso do que os GEDs de mercado, que são centrados em repositório.

O GreenDocs possui um robusto gerenciamento de workflow, ainda que os processos de negócio implementados sejam apenas aqueles baseados em trâmite, controle ou entrega de documentos e formulários. Assim, há correlação tecnológica entre os processos de workflow e BPM (Business Process Management).

Complementando a solução, a Novaterra em Parceria com a W3K Tecnologia integrada seus Sistemas de Informações Geográficas (SIG-Web) à solução GreenDocs, permitindo que as informações quanto ao status de andamento e aprovação dos documentos e mesmo o acesso através do visualizador da própria plataforma estejam espacializados, associados a cada projeto e acessíveis em ambiente Web para toda a equipe do projeto.

  • Mapeamento e implementação do fluxo de informações relativo ao trâmite de documentos técnicos das fases de engenharia do projeto: fase inicial necessária para o setup do sistema, permitindo que o fluxo de informações tratado pelo sistema esteja aderente às necessidades operacionais do trâmite de documentos técnicos do projeto.
  • Implementação do processo e das regras de colaboração e comunicação técnica entre as partes envolvidas nos processos mencionados no item anterior.
  • Distribuição do ambiente para o universo de usuários do projeto, contemplando ambiente (SaaS), infraestrutura de servidores e helpdesk.
  • Capacitação dos usuários e operação assistida para a formação dos multiplicadores, capazes de absorver e passar o conhecimento para futuros membros que venham a integrar a equipe.
  • Integração com o Sistema de Informações Geográficas (SIG-Web), permitindo especializar as informações geradas, que passarão a estar vinculadas às feições geométricas (pontos, polígonos ou linhas) que representarão intervenções físicas espacializadas de cada projeto.

Dentre os principais benefícios para a utilização de um moderno e eficiente sistema de EDMS integrado a um sistema GED e ao SIG-Web, em ambiente Web, podemos citar:

  • Agilizar a colaboração não só entre os membros internos da equipe de gerenciamento do projeto como entre empresas ou consórcios e instituições participantes, com controle de acesso e permissionamento restritos por senha;
  • Permitir a rastreabilidade e espacialização da informação produzida e acesso às informações de status de aprovação e documentos em estágio intermediários e final através do SIG-Web (Sistema de Informações Geográfico) ou diretamente através do GreenDocs.
  • Solução 100% implementada em ambiente Web, disponível a qualquer momento, em qualquer lugar, sendo necessário para isso apenas a utilização de um navegador internet, inclusive para a visualização de documentos e inserção de comentários nos mais diversos formatos através da própria ferramenta, como documentos Microsoft Office (.DOC, .XLS e .PPT, arquivos PDF, plantas em AutoCAD ou MicroStation, entre centenas de outros disponíveis no mercado);
  • Ferramenta amigável, intuitiva, de fácil utilização e aceitação instantânea pelos usuários, com implantação prática, passo a passo, de fácil aprendizagem;
  • Disponibilização como serviço (SaaS – Software as a Service), reduzindo custos com instalação e manutenção de infraestrutura necessária;
  • Economia de tempo, de investimentos financeiros e redução de riscos e conflitos de interesses;