Novaterra desenvolve em parceria com a UERJ o SIG/Web do Comitê de Bacia da Baia de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá

Novaterra desenvolve em parceria com a UERJ o SIG/Web do Comitê de Bacia da Baia de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá

A Novaterra em conjunto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), está desenvolvendo o Sistema de Informação Geográfico em ambiente Web (SIG/Web) com foco na gestão de recursos hídricos da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (RHBG).

O sistema, desenvolvido a partir da plataforma ESRI ArcGIS Server + ArcGIS Online, deverá ser utilizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica, atendendo às Câmaras Técnicas e aos seis Subcomitês. Contará também, com camadas de mapeamento participativo que permitirão interação com a população, inclusive através de redes sociais.

A aceitação do Plano de Trabalho e dotação de recursos decorrem do Termo de Cooperação entre o INEA e a UERJ, assinado em agosto de 2012. O projeto tem caráter estruturante, pois permite a criação de uma infraestrutura para a gestão de informações que deverá abrigar também os resultados de outros projetos propostos no âmbito do Comitê. O projeto fornece ainda um eixo de desenvolvimento para atividades de educação ambiental, capacitação, pesquisa e desenvolvimento, sendo concebido como uma plataforma de colaboração entre universidade, empresa, governo e entidades da sociedade civil organizada.

Veja mais em: www.comitebaiadeguanabara.org.br