Análise de Dados Espaciais – Mapeamento

Mapeamento – Mapas Temáticos e Análise Espacial

Os Mapas Temáticos, elaborados a partir de mapeamento de imagens de satélites e demais informações espacializadas, tem por função principal a representação de informações sob uma perspectiva geográfica, transformando o espaço físico analisado em um elemento de análise espacial de dados. A partir de um conjunto de classes definidos, os Mapas Temáticos podem ser utilizados para representar temas específicos e representativos para apoio aos processos de Análise Espacial.

Veja abaixo um comparativo de um processo de mapeamento sobre uma imagem de satélite. Passe o ponteiro do mouse sobre a imagem para ver a base e o produto final sobreposto.

  • Before-Mapeamento
    After-Mapeamento
    Before
    Mapeamento
    After

Mapas de Apoio à Tomada de Decisão

Baseado nos princípios da avaliação multi-critério e utilizando a combinação dos fatores ambientais de entrada através de sistemas de inferência fuzzy ou nebulosos (SIFs) a Novaterra desenvolveu, ao longo dos últimos anos, larga experiência na elaboração de Mapas de Apoio à Tomada de Decisão, a partir do mapeamento de imagens de satélite somado a outras informações espacializadas.

A Avaliação Multi-Critério (AMC) foi implementada em ambiente computacional no aplicativo de sistema de informações geográficas Idrisi, produzido pela Clark University (Clark Labs). Utiliza as técnicas de hierarquização analítica (AHP – Analytical Hierarchy Process), desenvolvida por Saaty em 1979, e a combinação linear ponderada. Enquanto a hierarquização analítica é utilizada para comparação e ponderação de critérios, a combinação linear ponderada é a ferramenta através da qual os diferentes mapas temáticos, que representam critérios e restrições, são combinados para gerar um mapa indicativo da adequação da superfície em estudo para um determinado uso. O processo cria um ranking de unidades espaciais (no caso do formato raster utilizado, expresso em píxels), que vai das áreas mais apropriadas às menos apropriadas para determinado objetivo.

Veja aqui um exemplo de aplicação.