Aquisição de Dados Espaciais

Imagens de Satélite

logo_satrec_cinza

Os satélites coreanos KOMPSAT-2 e KOMPSAT-3 são a continuação do programa de observação da Terra da missão KOMPSAT (Korean Multi-Purpose Satellite), proposta para adquirir dados de sensoriamento remoto em altíssima resolução. O satélite KOMPSAT-2 captura imagens com uma resolução de 1 m no modo pancromático e 4m no modo multiespectral, dentro de uma largura de faixa de 15 km. O KOMPSAT -3, por sua vez, captura imagens na resolução 0.7 m em pancromático e 2,8 m no modo multiespectral, dentro da largura de faixa de 16 km.

Ambos os satélites estão equipados com sensores que adquirem imagens em cinco bandas espectrais: pancromático, azul, verde, vermelho e infravermelho próximo. Imagens do satélite KOMPSAT-3 têm a resolução espectral de 14 bits/pixel, o que permite realizar de forma mais precisa a classificação e reconhecimento de objetos na Terra. Como já constatado por instituições e usuários de todo o mundo, as imagens de alta qualidade da missão KOMPSAT permitem que os dados sejam usados ​​para muitas tarefas, incluindo acompanhamento de construção de instalações de infraestrutura, diagnóstico ambiental, agricultura de precisão, planejamento urbano e para a elaboração de documentos cartográficos de modo geral. É importante observar a relação qualidade-preço muito favorável dos dados KOMPSAT em relação a outras missões científico-comerciais.

Novaterra é Revenda Autorizada da Satrec Initiative, empresa coreana que participou da construção dos satélites em parceria com a KARI, Agência Espacial da Coréia, sendo que o contrato abrange o direito de distribuir os dados de KOMPSAT-5, satélite que utiliza radar de abertura sintética (SAR, banda – X) de última geração como instrumento imageador. Este satélite foi lançado em agosto de 2013, e encontra-se no momento no final da fase de calibração dos dados para início da operação comercial ainda no primeiro semestre de 2014. Carregando um imageador ativo, o KOMPSAT-5 vai fornecer imagens de alta qualidade independentemente da luz do dia ou da cobertura de nuvens, permitindo imagear em tempo hábil áreas com histórico de condições atmosféricas desfavoráveis para os satélites óticos. Seu horário local de passagem é 6:00 e 18:00h, com revisita de 1 a 4 dias, dependendo da latitude da região imageada. A resolução espacial das imagens será de 1 m (largura – 5 km de faixa), 3 m (30 km) e 20 m (100 km).

A Novaterra é distribuidora exclusiva do satélite DubaiSAT-1 para toda América do Sul, lançado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia dos Emirados Árabes (EIAST) em julho de 2009.

Agilidade, qualidade e rapidez no imageamento programado são marcas do Dubaisat. Em até 2 semanas, dependendo das condições meteorológicas, é possível adquirir imagens de tarefas mediante programação.

A DubaiSAT-1 se enquadra perfeitamente para atuação em Meio Ambiente, Agronegócios, Mineração, Energia, Transportes e Cidade – junto ao serviço de excelência da Novaterra.

Para mais informações clique aqui.

A RapidEye AG é a única operadora que conta com uma constelação de satélites de observação da Terra no mundo. São 5 satélites iguais em órbita da Terra, adquirindo até 4,5 milhões de Km² por dia, em 5 bandas espectrais com 12 bits, fornecendo imagens ortorretificadas com 5 metros de resolução.

Para mais informações clique aqui.

Aerolevantamento e Perfilamento Laser

Em parceria com a empresa HANSA Geofísica e Aerolevantamento a Novaterra oferece em seus projetos soluções completas em aerolevantamento e perfilamento laser para apoio a nossos clientes na fase de engenharia de seus projetos, onde se torna necessário informações mais precisas e com resolução espacial mais adequada para as escalas de trabalho nesta fase.